top of page

Aplicativos transformam aulas em vídeos viciantes

  • Foto do escritor: Reginaldo Zaglia
    Reginaldo Zaglia
  • 24 de mar.
  • 1 min de leitura

Você já conferiu se os seus filhos estão usando aplicativo para resumir aulas de PDF em videos de 1 minuto em linguagem de Tik Tok? Essa prática está casa vez mais comum e pode interferir diretamente na qualidade de ensino.


Website e aplicativos específicos transformam o arquivo PDF em uma sucessão de imagens genéricas, muito estimulantes visualmente e com baixa exigência cognitiva, apenas para reter a atenção dos estudantes. Enquanto isso, uma leitura em voz de IA, diz o que esta escrito no texto.


Segundo especialistas declararam em matéria do G1, substituir a leitura por esse tipo de conteúdo pode gerar uma falsa sensação de aprendizado, limitar o desenvolvimento do senso crítico, reduzir o vocabulário e piorar ainda mais os distúrbios de foco.


Alguns estudantes sempre tiveram dificuldades em manter a concentração em textos longos, principalmente mais densos, mas antes da inteligência artificial, o aluno tinha que se esforçar para desenvolver a capacidade. Entretanto, nos dias de hoje essa facilidade de deixar o texto em formato mais dinâmico, raso e resumido está ao alcance dos estudantes.


A substituição da leitura pelos vídeos — como os próprios estudantes relatam nas redes sociais —, haverá o risco de consequências como falsa sensação de aprendizagem, sobrecarga cognitiva, superficialidade, queda na qualidade de leitura e até mesmo desinteresse por atividades intelectuais.


O que fazer? Os especialistas ouvidos pela reportagem do G1 insistem que, por mais que professores e pais fiquem assustados diante dos conteúdos de “brain rot”, o mais indicado é falar sobre o assunto com as crianças e adolescentes.

 
 
 

Comments


A. P. Rocha Cursos e Treinamentos Eireli

CNPJ: 03..638.885-0001/47

©2022 por Andreia Rocha. Criado com Wix.com

bottom of page